terça-feira, 4 de junho de 2013

OPERAÇÃO ÁGATA JÁ APREENDEU 855 KG DE EXPLOSIVOS


ZERO HORA 04/06/2013


Realizada em toda a extensão da fronteira brasileira com os países da América do Sul desde o dia 18 de maio, a Operação Ágata 7 apreendeu, na Região Sul, 855 quilos de explosivos, nove toneladas de maconha, 381 quilos de drogas como cocaína, crack e haxixe, além de mercadorias contrabandeadas.

Segundo o general do Exército Carlos Bolivar Goellner, a ação conta com 12 mil militares e 600 agentes da segurança pública e de órgãos e agências federais nos três Estados do Sul – no Brasil, ao todo, participam mais de 30 mil homens.

Os militares também apreenderam 80 toneladas de pescado sem origem durante patrulhas navais em Rio Grande e 231 quilos de agrotóxicos contrabandeados do Uruguai na região da Campanha. Conforme a Receita Federal, o valor do material apreendido supera R$ 22 milhões.

– Realizamos a operação nos mais de 16 mil quilômetros de extensão de fronteira brasileira. Contamos com a participação de oficiais observadores do Paraguai e do Uruguai, com quem trocamos informações. O principal objetivo dessa operação é a troca de informações com agências do governo e forças de segurança de todo o país – disse o general Bolivar.




Homenagens a militares


Familiares, amigos e colegas despediram-se na tarde de ontem dos dois militares do Exército mortos, no domingo, em um acidente na BR-471 em Rio Grande. O cortejo foi realizado no Cemitério Ecumênico Cristo Rei de São Leopoldo.

O cabo Elton Vinicius Rosa Leote, 22 anos, e o soldado Maicon Santos da Silva, 20 anos, ambos do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Sapucaia do Sul, voltavam de uma missão da Operação Ágata 7, no Chuí, quando o jipe capotou. Uma das hipóteses investigadas é que o furo de um pneu tenha desgovernado o veículo.

As homenagens aos jovens também foram destaque no programa Café com a Presidenta. Ao anunciar medidas para reforçar policiamento nas fronteiras, a presidente Dilma Rousseff lembrou do acidente:

– Quero me solidarizar com as famílias desses militares, com os seus companheiros e com o Exército.

Dos sete feridos, dois continuam internados em estado grave. Marcelo Santos de Figueiredo, 19 anos, teve traumatismo craniano e Emerson Santos Antunes, 20 anos, está com suspeita de pneumonia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os militares não usavam cinto de segurança. Por ser um carro destinado ao deslocamento de tropas, o uso do dispositivo de segurança não é obrigatório.



Nenhum comentário:

Postar um comentário