terça-feira, 4 de junho de 2013

CENTRO MILITAR VAI PROTEGER AS FRONTEIRAS

04 de junho de 2013 | N° 11702

SEGURANÇA PARA A COPA. Sala vigia as fronteiras do Sul

Instalado no QG de comando militar, na Capital, centro de operações coordenará ação das Forças Armadas nos três Estados



Um centro de operações das Forças Armadas, montado no Centro Histórico de Porto Alegre, comandará a segurança da fronteira nos Estados do sul do Brasil durante grandes eventos, como a Copa do Mundo 2014. Testada exaustivamente durante as duas últimas semanas, a estrutura é coordenada pelo Ministério da Defesa, em Brasília, que delega a operação ao Comando Militar do Sul (CMS).

A Operação Ágata 7 (leia o texto ao lado), que se encerra na próxima sexta-feira, serviu de principal experiência até agora para o centro de controle instalado no QG do CMS, comandado pelo general do Exército Carlos Bolivar Goellner. A ação, que ocorre em todo Brasil, conta com quase metade do efetivo na Região Sul por ter fronteiras mais povoadas.

A fim de facilitar o fluxo de informações entre as forças de segurança, a estrutura integra militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, agentes de órgãos da segurança pública federais e estaduais, como as polícias Federal, Militar, Civil e rodoviária além de representantes das agências governamentais, como a Agência Brasileira de Investigação e Agência Nacional de Aviação Civil.

Conforme o secretário-executivo da Comissão Estadual de Segurança e Defesa para Grandes Eventos, coronel da Brigada Militar Erlo Pietroski, a sala de comando das Forças Armadas irá somar-se ao Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), que reúne as forças estaduais da Segurança Pública, e o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), que coordena agentes municipais de trânsito, proporcionando um comando mais inteligente:

– Essa integração está nos proporcionando conhecer profissionais de alta qualidade tanto das Forças Armadas quanto da Segurança Pública, além de termos contato com equipamentos e nos entrosarmos. Isso faz com que a União gaste menos, com um investimento mais inteligente e eficaz.

A divisão das tarefas entre os centros de comandos é bem clara: o CMS cuidará do espaço aéreo, fronteiras, área naval, defesa cibernética e estruturas críticas, como gasodutos, hidrelétricas e outros serviços vitais, disponibilizando material e pessoal para auxiliar as forças de segurança. O Cicc atuará na segurança de estádios, fronteiras, pontos turísticos, principais rotas de turistas e rede hoteleira. O Ceic ficará responsável pela mobilidade urbana na Capital e ações relacionadas à defesa civil.

Militares montam esquema para Jornada da Juventude

A principal preocupação do coronel Pietroski e do general Bolivar é a fronteira seca entre o Brasil e os vizinhos Paraguai, Argentina e Uruguai. Segundo Pietroski, o esquema montado serve a eventos que aparentemente não repercutiriam no Estado, como a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, em julho, e contará com a presença do papa Francisco:

– Juntos, cuidaremos da fronteira na Jornada da Juventude. Segundo dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), é esperado um fluxo de três meses de veraneio em três dias, todo rumo ao Rio de Janeiro.

THIAGO TIEZE


Nenhum comentário:

Postar um comentário