terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A DIFERENÇA ENTRE UM FUZIL E UM RIFLE DE ASSALTO (CARABINA)



A Carabina M4A1ao contrário do M16 (convencional), do AR-15 e outros trata-se de uma versão mais curta e mais leve do fuzil de assalto M16A2, tendo 80% de suas peças em comum com a M16A2. O M4A1 tem opções de fogo, incluindo intermitente simples (de um em um disparo) ou "intermitente triplo" (de três em três disparos, como o M16A2) ou, ainda, a opção remetente (disparos contínuos) no lugar da "intermitente triplo".

O AR-15, deve sua existência a estudos realizados que comprovaram que o melhor cartucho militar seria algo como um .22 de alta velocidade, com base nesse estudo o exército americano encomendou a criação um fuzil de calibre .22 capaz de penetrar um capacete de aço a 500 metros. Isso na década de 50.

Em suma, o M4A1 é um rifle (carabina) de assalto, quando na realidade o AR-15 é usado a distância e com munição diferenciada (menor calibre).

Portanto, a Arma apreendida esta semana pela BM nao é um fuzil ar-15 que seria calibre .22 de altissima velocidade e sim um M4A1 montado para este fim com peças visiveis de um M16

O AR15 tem carregador reto e nao curvo como M16 e o M4A1 e M4A2

Somente algumas diferenças:

AR-15: mais comprido ; carregador reto ; coronha inteiriça ; guarda - mão maior ; arma original

M4A1:mais curto ; carregador curvo ; coronha ajustável ; guarda - mão menor ; aperfeiçoamento do AR-15.

A Colt M4A1 é uma versão atualizada da carabina M4 de 5.56x45mm NATO. Difere da M4 original, no selector de tiro, onde a opção de disparos remetentes é agora automática e na presença de uma calha RIS (Rail Interface System) no topo do corpo da arma, onde a pega que contém a mira é assente.

Existem versões onde a calha RIS também está presente no guarda-mão, sendo esta versão a base para o programa SOPMOD (Special Operations Peculiar Modification), que permite ao soldado modificar o seu fuzil instantâneamente de modo a desempenhar melhor o papel desejado na missão. 

A Carabina M4A1 consiste de uma família de armas de fogo. Seguindo a direção contrária à sua linhagem temos versões anteriores do M16, todas baseadas no original AR-15 feitas pelo ArmaLite. Trata-se de uma versão mais curta e mais leve do fuzil de assalto M16A2, tendo 80% de suas peças em comum com a M16A2. 

O M4A1 tem opções de fogo, incluindo intermitente simples (de um em um disparo) ou "intermitente triplo" (de três em três disparos, como o M16A2) ou, ainda, a opção remetente (disparos contínuos) no lugar da "intermitente triplo". (Site de atiradores colt)

A FOTO EM ANEXO MOSTRA:

1. AR15  -  CORONHA FIXA, CANO LONGO E CARREGADOR RETO .22

2. M16 5.56

3. M4A1 5.56

4. AM4A2 .308


Fonte: Um amigo da Colt.

Nota: matéria tirada do facebook postada por Vinicius Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário