quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MILITARES APREENDEM DROGAS E TONELADAS DE EXPLOSIVOS NA FRONTEIRA

CORREIO DO POVO PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 9 DE AGOSTO DE 2012

Militares apreendem 11,7 t de explosivos. Operação Ágata recolheu ainda 300 quilos de maconha e 11 veículos



Autoridades apresentaram resultados da ação na Capital
Crédito: pedro revillion


A Operação Ágata 5, realizada na fronteira brasileira, já apreendeu 11,7 toneladas de explosivos, 300 quilos de maconha e 11 veículos.

A ação envolve 17 mil militares e policiais e ocorre ao longo dos 3,9 mil quilômetros de fronteiras entre o Chuí (RS) e Corumbá (MS). Somente no Rio Grande do Sul, os militares já recolheram 300 quilos de explosivos sem procedência entre Santa Rosa e Frederico Westphalen. Os dados da operação foram apresentados ontem, na sede do quartel-general do Comando Militar do Sul (CMS), pelo general de Exército Enzo Martins Peri e pelo comandante do CMS, general Carlos Bolivar Goellner.

A fiscalização dos militares é realizada em barcos, veículos, caminhões e aviões na região de Fronteira do Brasil com a Bolívia, o Paraguai, a Argentina e o Uruguai. "A ação tem o objetivo de intensificar a presença de policiais nas áreas da fronteira", disse Goellner. Em dois dias de operação, ocorreram 8.966 inspeções e revistas, 11 vistorias em aeronaves e pilotos, 40 inspeções a embarcações, com quatro pessoas notificadas, e 54 patrulhas de reconhecimento naval, terrestre e aéreo, além da fiscalização de 50 produtos controlados. Foram realizadas seis operações de busca e apreensão e instalados 140 pontos de bloqueio do tráfego rodoviário e fluvial. Além disso, já foram apreendidos 9 mil metros de cordel detonante, 315 espoletas, seis unidades de armamento em geral e 86 volumes de material irregular.

De acordo com Peri, o principal objetivo da operação é intensificar a presença do Brasil na faixa de fronteira. "A ideia é reduzir a incidência dos crimes ambientais e as ações do crime organizado durante o período da operação", acrescenta o general de Exército. A ação, que conta também com a interceptação de aeronaves suspeitas, segue até o dia 20 de agosto.

Um comentário:

  1. É por isso que sempre digo: "mesmo com todas as dificuldades, quando o bicho pega, é a polícia que dá a cara pra bater e enfrenta com louvor a missão, diga-se de passagem.
    abraços
    Quero ser polícia (Jordão)

    ResponderExcluir