domingo, 19 de agosto de 2012

NOVA ROTA PARA O TRÁFICO DE ARMAS

CORREIO DO POVO, 19/08/2012


Pistolas foram enviadas dos EUA
Crédito: fábio teixeira / ae / cp


A apreensão de 11 pistolas de fabricação russa no terminal de cargas dos Correios no aeroporto Tom Jobim, no Rio, pode revelar uma nova rota de contrabando de armas de guerras. O caso é investigado por fiscais da Receita Federal e policiais federais.

Os pacotes foram postados por pessoas físicas dos estados do Texas e de Illinois, nos EUA, para endereços no Rio, em São Paulo, Santa Catarina e no Espírito Santo. Segundo o inspetor-chefe da Alfândega no Tom Jobim, Cláudio Rodrigues Ribeiro, as pistolas estavam em pacotes separados, em nomes de pessoas físicas. 

"Chamou a atenção a forma como tentaram ludibriar a fiscalização, declarando o conteúdo das caixas como equipamento esportivo, pregador de ar comprimido e réplicas de objetos de filmes para coleção." As pistolas de fabricação russa são de dois modelos: Ekol Firat Magnum e Ekol Firat Compact, ambas calibres 9 mm, consideradas preferidas pelos agentes secretos e policiais.

Para um delegado federal que preferiu não se identificar, o caso é grave. "Principalmente numa cidade que irá recepcionar autoridades e atletas em eventos internacionais", disse. Autoridades policiais norte-americanas serão acionadas.

Um comentário: