segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FRONTEIRAS ABERTAS PARA O CRIME

FRONTEIRAS ABERTAS. Série expõe fragilidade do combate ao contrabando - POR FÁBIO ALMEIDA - ZERO HORA 17/01/2011

Um percurso pela fronteira no território gaúcho revela como estão desprotegidos os acessos ao país. O mais grave não é a entrada fácil de produtos estrangeiros, mas o caminho aberto a traficantes de drogas e armas.

Durante 11 dias, o repórter Fábio Almeida, o cinegrafista Giancarlo Barzi e o motorista Leonardo Silva fizeram alguns dos trajetos usados pelos contrabandistas que saem da Argentina e do Uruguai. A fronteira é aberta por terra, água e ar.

A equipe percerreu os mais de 1,7 mil quilômetros da fronteira. São trilhas abertas nas matas e barcos que podem atravessar o Rio Uruguai. Não há obstáculos para os carros, ônibus e táxis que trafegam livremente ou para aviões estrangeiros que sobrevoam o espaço aéreo brasileiro sem pedir licença. Até carroças percorrem caminhos curtos e paralelos que também não são vigiados.

Na primeira reportagem, a equipe expôs a fragilidade da Região Noroeste. Uma área cheia de trilhas na mata, pequenos portos clandestinos às margens do Rio Uruguai, onde as aduanas não são respeitadas. A série, com cinco reportagens, vai ao ar na RBS TV, na Rádio Gaúcha e em www.rbstv.com.br

Caminhos livres

Ao todo, a caminhonete da RBS TV usada para a produção da série rodou, em 11 dias, 3.389 quilômetros, distância equivalente a uma viagem até Maceió (AL). Durante todo esse trajeto, a equipe não deparou com nenhum veículo da Polícia Federal ou Brigada Militar. Também não foi abordada nenhuma vez fora das aduanas.

Rota do gado

No Noroeste, a equipe descobriu que quadrilhas formadas por fazendeiros e chibeiros – nome dado aos contrabandistas na fronteira – ameaçavam pecuaristas que eram contra a entrada de gado ilegal no país. Os animais argentinos infectados pela febre aftosa contaminaram rebanhos na década passada. Hoje o preço da carne argentina não compensa.

A série - As reportagens serão exibidas a partir das 19h, no RBS Notícias - A série Fronteiras Abertas vai ao ar no programa Plantão Gaúcha, às 22h30min

HOJE - O noroeste gaúcho: trilhas e portos clandestinos e a livre entrada no Estado.

AMANHÃ - Armas e drogas que entram pelo rio durante a madrugada. Os atravessadores recrutados.

QUARTA-FEIRA - A tríplice fronteira gaúcha e o espaço aéreo livre.

QUINTA-FEIRA - A fronteira sul, cidades sem vigilância e a profissão atravessador.

SEXTA-FEIRA - Fronteiras abertas: o que dizem as autoridades e as possíveis soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário