quinta-feira, 5 de abril de 2012

ONU ALERTA SOBRE TRÁFICO DE PESSOAS


EDITORIAL CORREIO DO POVO, 05/04/2012

O tráfico de pessoas, ao lado do tráfico de armas e de drogas, é hoje um dos delitos mais rentáveis para as organizações criminosas, movimentando em torno de 34 bilhões de dólares por ano no mundo. Essa estimativa foi feita pela procuradora do trabalho Daniele Correa em audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.

A Organização das Nações Unidas (ONU) está lançando um alerta para seus países-membros acerca da gravidade do problema. Em seu comunicado, denuncia que aproximadamente 2,4 milhões de pessoas foram vítimas do tráfico. Em sua maioria, trata-se de mulheres levadas para serem usadas como escravas sexuais. Também há registros de casos em que os transportados são obrigados a trabalhos forçados, além de remessa de crianças e adolescentes. Também verificaram-se situações em que o transporte forçado era feito para fins de transplantes ilegais de órgãos.

As estatísticas de resgates indicam que os esforços de combate a esse tipo de crime ainda têm que ser ampliados. Apenas uma em cada cem vítimas consegue ser libertada. Para tentar reunir recursos a serem empregados na repressão às quadrilhas internacionais, foi criado um fundo como parte das ações do Plano de Ação Global. A meta é chegar a 1 milhão de dólares, mas, por enquanto, os aportes chegaram à quantia de 470 mil dólares, menos da metade.

Diante dessa realidade alarmante, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, fez um chamado a todos os países para que integrem suas estratégias de combate ao tráfico de seres humanos. Sem essa colaboração além-fronteiras, bem como a adoção de políticas internas para erradicar a pobreza e gerar mais oportunidades de trabalho para as populações, não será possível extirpar essa chaga que atenta contra todos os princípios das nações civilizadas.

Um comentário:

  1. Ótima publicação! Um assunto alarmante mas que poucos se importam! Isso porque está bem ao nosso lado. A Copa de 2014 está logo ai e sofreremos com o Tráfico de Seres Humanos. Vamos abrir os nossos olhos e de todos sobre o assunto!

    ResponderExcluir