segunda-feira, 2 de abril de 2012

CONTRABANDO NA MIRA


Receita retém nove ônibus. Veículos foram interceptados em municípios do norte do Estado com mercadorias sem nota fiscal - ZERO HORA, 02/04/2012

Agentes do Núcleo Operacional de Repressão ao Contrabando (Nurep) da Receita Federal de Santa Maria recolheram nove ônibus carregados de mercadorias do Paraguai sem nota fiscal. Sete veículos foram interceptados entre os municípios de Nonoai e Sarandi, e os outros dois na região de Iraí, no norte do Estado. A ação fez parte da Operação Fronteira Blindada e contou com apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Brigada Militar.

Durante as abordagens, que ocorreram das 17h de sábado às 9h de ontem, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, foram interceptados 180 veículos com pessoas que viajavam para comprar mercadorias em Foz do Iguaçu, no Paraná, e em Cidad del Este, no Paraguai. Os objetos – equipamentos de informática, eletroeletrônico, bazar e brinquedos – seriam revendidos no Brasil sem nota fiscal. O valor da apreensão pode chegar a R$ 2 milhões, o maior da Operação Fronteira Blindada.

Equipamentos detectarão fundos falsos

O auditor da Receita Federal de Santa Maria Francisco Velter diz que a suspeita é de que todos os ônibus tenham fundos falsos, conforme informações anônimas. Para isso, agentes da Receita Federal usarão equipamentos especiais para tentar identificar esses compartimentos. Os bagageiros dos veículos foram lacrados e serão revistados entre os dias 9 e 13 deste mês.

Os ônibus são de diferentes empresas de cidades das regiões Norte, Serra e Metropolitana. Em cada veículo havia 30 passageiros, que foram ouvidos e liberados. A Receita Federal irá encaminhar queixa ao Ministério Público, que decidirá se apresenta denúncia contra passageiros e donos das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário