sexta-feira, 13 de abril de 2012

FENAPEF DENUNCIA PRECARIEDADE DO CONTROLE DE FRONTEIRAS, PORTOS E AEROPORTOS


Mobilização. Carta aberta dos policiais federais sobre a segurança nos aeroportos - Fonte: Agência Fenapef, 13/04/2012

Pesquisas mostram que a Polícia Federal é uma das instituições em que a população brasileira mais confia. Esse reconhecimento é fruto do trabalho de prevenção e repressão à criminalidade, em especial o tráfico de drogas, corrupção, desvios de verbas públicas e os chamados “crimes de colarinho branco”.

Os policiais federais têm certeza que podem fazer muito mais pelo País. Para tanto, contam com o apoio da sociedade. Hoje a Polícia Federal tem apenas 13 mil servidores, entre policiais e administrativos. Este número é insuficiente para o cumprimento de todas suas atribuições, entre outras a emissão de passaportes, controle e fiscalização de mais de 16 mil quilômetros de fronteiras e policiamento de portos e aeroportos. Para agravar, cortes orçamentários a cada ano, estão sucateando a Polícia Federal.

Mesmo com o pior salário entre as carreiras típicas de Estado e sem reajuste há seis anos, agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal têm trabalhado de forma incansável para ajudar a “passar o País a limpo”. Exemplos disso são as 265 grandes operações policiais realizadas em 2011, os novos recordes de apreensões de drogas, além de milhares de investigações em andamento.

Diante da indiferença do governo federal e da Direção da Polícia Federal, a FENAPEF – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS e seus 27 sindicatos vêm denunciar a precariedade do controle de nossas fronteiras, portos e aeroportos.

Às vésperas de eventos internacionais, como a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho, a Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos 2016, a fragilização do trabalho da Polícia Federal representa um perigo real para os cidadãos brasileiros, para milhares de turistas estrangeiros, além de comprometer a imagem de nosso País.

Nesta quinta-feira, 19 de abril, os policiais federais fazem uma operação-padrão nos maiores aeroportos de todo o País, com o objetivo de chamar a atenção da população, dos governantes e dos veículos de comunicação para a fragilidade da segurança nestes locais estratégicos.

Você sabia que a todo o controle de passageiros de vôos nacionais e internacionais é feita por funcionários terceirizados? Sabia que grande parte das bagagens não passa por equipamentos de Raio-X nos aeroportos brasileiros? Sabia também que não são feitas consultas de procurados e impedidos de viajar pela Justiça?

Não bastasse a estrutura precária e os transtornos enfrentados diariamente pelos milhares de usuários dos aeroportos, com obras atrasadas ou inacabadas, o cidadão vive à mercê da falta de segurança, que é dever do Estado.

Os servidores da Polícia Federal reivindicam condições dignas de trabalho e melhores condições de segurança nas fronteiras, portos e aeroportos. Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos e contamos com a sua compreensão e colaboração.

Apesar da gravidade da atual situação, com a sociedade organizada e a Polícia Federal mais forte e valorizada, vamos dar um basta a tanto descaso e indiferença.

A Polícia Federal é patrimônio do povo brasileiro. Merece respeito.

FENAPEF – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário