sábado, 31 de março de 2012

ESTA TERRA TEM DONO!


OFENSIVA NA FRONTEIRA. Mudança de atitude - CARLOS WAGNER, ZERO HORA 31/03/2012

Ao longo da história, o governo do Estado tem se mantido longe dos problemas das fronteiras gaúchas com os países vizinhos. É coisa da Polícia Federal (PF), tem sido a desculpa. A Operação Navalha, realizada ontem, é uma mudança de atitude. É a Polícia Civil dizendo para os bandidos da fronteira: esta terra tem dono.

A maioria dos moradores das cidades da Fronteira sabe quem são os traficantes. Tratam-se de migrantes do chibo – pequeno contrabando – para o comércio de drogas. Prosperaram na nova atividade devido à omissão do aparato policial, já que recebiam pouca atenção em razão de seu tamanho reduzido, e as polícias Federal e Civil tinham outras preocupações na região. Até a Navalha, os traficantes desfilavam pelas ruas de cidades como São Borja, Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e Santana do Livramento como exemplos do crime que “dá certo”.

Qual o lugar dessas quadrilhas na geografia do crime organizado do Rio Grande do Sul? É uma pergunta que a investigação policial deverá responder. Mas uma coisa já é certa. Muitos desses quadrilheiros têm ligações com os traficantes da Região Metropolitana. Criminosos de Porto Alegre têm levado drogas para a Fronteira e trocado por munição e armas.

Como é do conhecimento geral, o traficante que foi preso abre espaço para um novo surgir. Daí a necessidade de a Polícia Civil manter a vigilância na região e tornar a prisão de traficantes uma rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário