quinta-feira, 9 de junho de 2011

SOBRE AÇÕES E BOAS INTENÇÕES

SUA SEGURANÇA | Humberto Trezzi - zero hora 09/06/2011


Excelentes os planos de integração entre Forças Armadas e polícias diversas, anunciado ontem pelo Ministério da Justiça. Agora resta torcer para que saiam do papel. Uma das promessas é de que o efetivo da Operação Sentinela, que a Polícia Federal desencadeia nas fronteiras, será aumentado em 100%.

Em época de cortes orçamentários, é preciso ver para crer.

O Ministério da Defesa anuncia há tempos planos de criar 30 pelotões de operações ribeirinhas da Marinha nas fronteiras, mais 28 pelotões de fronteira do Exército (que se somariam aos atuais 21) e criação de novas bases aéreas de aviação de caça. Há promessa ainda de usar Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants).

A realidade, hoje, é bem outra. Os dois Vants da PF estão parados, por falta de acordos e verba. Das 11 bases móveis anunciadas pelo ex-presidente Lula para atuar nas fronteiras com Peru, Bolívia, Colômbia e Paraguai, só duas foram montadas: uma junto ao território paraguaio e outra no Alto Solimões (Amazonas com Peru). É preciso lembrar que só com os países andinos são 7,7 mil quilômetros de fronteira...

Mesmo que tudo ainda esteja no terreno das boas intenções, é possível ter esperança. Na década de 50, o número de militares do Exército na Amazônia era de apenas 2 mil. Pulou para cerca de 17 mil no final da década de 80, chegou a 25 mil nas últimas duas décadas e a previsão é que alcance 27 mil soldados em breve, quando for concluída a transferência de unidades militares do Sul e Sudeste para a Amazônia, processo iniciado ainda na década de 90. Os dados são do Ministério da Defesa. Oxalá aconteça.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Concordo que, diante da inoperância atual, são "excelentes os planos de integração entre Forças Armadas e polícias diversas, anunciado ontem pelo Ministério da Justiça", porém os acho insuficientes na medida que cairão novamente no limo diante de outras prioridades destas forças envolvidas. Será mais uma iniciativa que por ser, superficial e imediatista, ficará no "papel". Esta "Operação Sentinela" pretendida pela União só será eficaz se contar com uma POLÍCIA NACIONAL DE FRONTEIRAS devidamente estruturada, equipada e posicionada ao longo das fronteiras contando com agentes formados, capacitados, adestrados e motivados executando o patrulhamento permanente ao longo das fronteiras brasileiras. Infelizmente, os Governantes continuam investindo em forças tarefas com policiais e militares de várias organizações desviados de suas funções precípuas, desprezando a qualidade, a permanência e o comprometimento de uma instituição específica para cumprir a missão e objetivo pretendido com qualidade e eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário