terça-feira, 14 de junho de 2011

CONTRABANDO DE CARRO - BOLIVIANOS PROTESTAM

LEI POLÊMICA - Bolivianos protestam contra carros ilegais - ZERO HORA 14/06/2011

Uma medida que cria polêmica na Bolívia – e gera desconforto no Brasil – paralisou o transporte público boliviano ontem. Descontentes com a aprovação da lei que permite a regularização de carros sem documentos, anunciada semana passada, motoristas bolivianos protestaram ontem. Quatro em cada 10 carros que circulam irregularmente no país são brasileiros, segundo estimativas da polícia no Brasil.

Em La Paz, a falta de ônibus foi quase total, obrigando as pessoas a caminhar ou conseguir outro meio de transporte. Na região de Santa Cruz, praticamente não houve adesão à greve, convocada pelo Sindicato dos Motoristas. Para os sindicalistas, a medida do governo incentiva a ilegalidade, pois a venda de muitos destes veículos financia o tráfico de drogas – e os carros roubados aumentam a frota de táxis, que rivalizam com os ônibus.

O Ministério da Economia boliviano havia previsto registrar cerca de 10 mil veículos em 15 dias, mas o número foi muito maior. Apenas até o sábado, o terceiro dia de vigência da medida, mais de 30 mil automóveis haviam sido inscritos. Destes, 4,3 mil já foram reprovados por irregularidades. Outra alegação dos sindicalistas é que a regularização da frota ilícita causaria problemas de abastecimento. Mas o governo, que subsidia o combustível, alega que os veículos ilegais já abastecem normalmente, pois circulam com placas falsas ou em áreas rurais.

No Brasil, a preocupação é diferente: a lei boliviana torna ainda mais difícil o retorno dos carros roubados ou furtados no Brasil que entram em território boliviano. Segundo o delegado Denis Maximino, de Cáceres (MT), na fronteira com a Bolívia, chegam à região carros roubados sobretudo no Sudeste, mas também no Sul e no Nordeste:

– A medida é um estímulo ao furto e roubo de veículos.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Quem deveria protestar é o brasileiro exigindo do nosso Governo medidas de retaliação, pois a Bolívia está criando problemas para a ordem pública em nosso país. Sabe-se que estes carros que o Governo boliviano quer legalizar tem sangue, terror, crueldade e sacrifício de seus verdadeiros donos. Se o Governo brasileiro se omitir, estará desprezando as consequências e fomentando novas vítimas, abandonando seu próprio povo e deixando de garantir direitos fundamentais devidos a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário