ZERO HORA. 21 de outubro de 2012 | N° 17229
COIOTES DA FRONTEIRA
PF prende chineses em Uruguaiana
Seis chineses foram presos na manhã de sábado quando tentavam entrar ilegalmente no Brasil.
Eles atravessavam de barco o Rio Uruguai – que liga Paso de Los Libres, na Argentina, a Uruguaiana, na Fronteira Oeste – e foram pegos próximo à margem brasileira por volta das 7h. A Polícia Federal notificou o grupo, que registrava passagem pelos Emirados Árabes, e deu um prazo de três dias para que deixem o país.
A prisão foi feita pela Brigada Militar. Após receber denúncia anônima, os policiais se deslocaram para uma área próxima de onde costuma ocorrer o desembarque de imigrantes conduzidos por coiotes. O crime tem se tornado comum na região e vários casos foram registrados desde março, quando o movimento migratório irregular se intensificou. De acordo com a PF, em média 10 imigrantes por mês são impedidos de entrar no país.
Falando em mandarim e com dificuldades de comunicação em outras línguas, os imigrantes silenciam sobre os agenciadores da viagem. O coiote que conduzia o grupo dos seis chineses conseguiu escapar. No final de agosto, uma operação da PF deteve 13 chineses com entrada clandestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário