terça-feira, 6 de agosto de 2013

NO LIMITE DO BRASIL

REVISTA SUPERINTERESSANTE,

No limite do Brasil: conheça melhor as fronteiras do país

Colocamos 24 mil quilômetros de fronteira em linha reta para entender o que acontece em cada canto do país. Tem invasão de terras, tráfico de drogas e muita gente querendo uma vista para o mar.

Infográfico: Karin Hueck, Fabricio Miranda, Otavio Cohen, Luiz Iria e Marcelo Garcia | Edição digital: Fred Di Giacomo | Layout digital e programação: Juliana Moreira


Pegamos os nossos 24.253 km de fronteiras e os esticamos em uma linha reta. Assim, fica possível entender o que acontece em cada canto desse Brasilzão: há invasões de terra, tráfico de drogas – e cenários de tirar o fôlego.

AMAZÔNIA

VIVE LA FRANCE - A fronteira Brasil-França (a Guiana Francesa) tem 730 km de extensão. Por muito tempo, era comum brasileiros procurarem trabalho na Guiana para receber em euros, mas o controle das fronteiras agora está mais rígido.

AS MINAS PÁ - 
Só na fronteira do Pará com a Guiana e o Suriname, há cerca de 35 mil garimpeiros ilegais concentrados. Para produzir um quilo de ouro, eles chegam a usar um quilo de mercúrio, material altamente poluente.

TERRA DE ÍNDIO - Há 618 terras indígenas identificadas no Brasil, 180 delas estão na faixa de fronteira – e 45 tribos vivem em mais de um país. Quando um território indígena está espalhado por duas nações, seus habitantes podem passar de um país para o outro livremente.

ALTOS PICOS - Os dois pontos mais altos do Brasil estão na Serra do Imeri, na divisa do Amazonas com a Venezuela.

MATA A MATA - A Amazônia Legal engloba nove Estados brasileiros: são 775 municípios e 24 milhões de pessoas, entre elas 250 mil índios. Entre 2000 e 2010, a floresta perdeu 240 mil km². O principal responsável pela degradação é o Brasil (até porque temos a maior parte da floresta).

PARECE COCAÍNA - Nos últimos meses, foram combatidas ações dos maiores produtores de cocaína do mundo. Numa delas, a PF destruiu cem hectares de plantação de coca em solo peruano, que gerariam mais de 700 kg de droga. O governo peruano autorizou a ação. Entre junho de 2011 e novembro de 2012, os agentes das operações Ágata e Sentinela tiveram muito trabalho.

SENEGAL DEVE SER LEGAL - Desde 2010, mais de 5 mil haitianos entraram ilegalmente no Brasil pela Amazônia. Só em março de 2013, foram 1.600. Para tentar conter o fluxo, o Brasil emite até cem vistos por mês no Haiti. Mas é pouco, e só favorece haitianos. Imigrantes do Senegal, Nigéria e da República Dominicana ficam meses em abrigos na fronteira aguardando regularização.

É DO PERU - A viagem de ônibus que liga São Paulo a Lima, no Peru, é uma das mais longas do mundo. São 96 horas de pura diversão.

DE OLHO EM INVASORES - Há duas instituições que cuidam das nossas fronteiras. A Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça e investiga crimes. Nos aeroportos, no litoral e nas fronteiras, previne a entrada de armas, drogas e contrabando. Já as Forças Armadas defendem o território brasileiro contra ataques e ocupações estrangeiras. Em regiões menos habitadas e mais vulneráveis, como a Amazônia, ambas costumam juntar forças para prevenir e combater a criminalidade.

A PONTE DO RIO PARANÁ - Na tríplice fronteira do Paraná com a Argentina e o Paraguai, cerca de 20 mil veículos passam pela Ponte da Amizade todos os dias, levando 50 mil pessoas. Culpa dos preços atraentes do Paraguai

CHUÍ-CHUY - É a cidade mais ao sul do Brasil, grudada com a quase homônima Chuy, no Uruguai. Até 1978, as cheias e a ação das marés frequentemente alteravam o curso do arroio, causando problemas diplomáticos entre o Brasil e o Uruguai pois ficava difícil delimitar exatamente a fronteira.


FOI UM RIO QUE PASSOU - Toda a extensão da fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina é coberta pelo Rio Uruguai, um dos mais importantes da hidrografia brasileira. A maior parte das nossas fronteiras é demarcada por rios.

LONG BEACHES = Está no Livro dos Recordes: a maior praia do mundo é brasileira. É a praia do Cassino, que vai da cidade de Rio Grande (RS) até Chuí (RS).

CRUZEIROS NOVOS - O Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de cruzeiros marítimos – na temporada passada, batemos o recorde de passageiros, com 805.189 cruzeiristas. A maior parte das viagens sai do porto de Santos e do Rio de Janeiro.

PASSE O PRÉ-SAL, POR FAVOR

MERGULHO DE RISCO - A praia de Boa Viagem, no Recife, é uma das dez mais perigosas do mundo na categoria “ataques de tubarão”. Oficialmente, 55 pessoas foram atacadas de 1992 até hoje – e 20 morreram

FRONTEIRAS MARÍTIMAS - O governo tem três níveis de controle sobre o que acontece nos nossos mares. Quanto mais distante da costa, menos autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário