sábado, 17 de setembro de 2011

OPERAÇÃO MONITORA ÁREA DE FRONTEIRA



Operação monitora área de fronteira. Equipes irão controlar ações em área que totaliza 3,5 mil quilômetros - paulo nunes - correio do povo, 17/09/2011

O segundo andar do Quartel General do Exército, no Centro de Porto Alegre, é o centro de controle da Operação Ágata 2, iniciada ostensivamente ontem. A ação irá monitorar 3,5 mil quilômetros de fronteira - do Chuí a Corumbá. O patrulhamento será realizado nas áreas de fronteira com Uruguai, Paraguai e Argentina. Na sala de controle, o monitoramento é feito em tempo real, mostrando em um mapa a localização das tropas. Um avião não tripulado (Vant) envia imagens do patrulhamento, inclusive durante a noite.

O início das ações foi anunciado ontem, no QG, pelo general de Exército Carlos Bolivar, ressaltando que a fronteira e o espaço aéreo brasileiro estão "fechados" à criminalidade. Além do Exército, participam da operação a Marinha, a Força Aérea Brasileira (FAB), a Receita Federal, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Brigada Militar, a Polícia Civil e o Ibama.

Conforme Bolivar, a Ágata 2 ocorre durante este mês. A iniciativa quer coibir crimes como o tráfico de armas e de drogas, entre outros. "É uma operação de cooperação entre as diversas instituições brasileiras. Representantes dos países que fazem fronteira conosco a acompanham do lado brasileiro. Não há uma ação semelhante nestes países."

Nenhum comentário:

Postar um comentário