quinta-feira, 28 de abril de 2011

MINISTRO DA JUSTIÇA PROMETE PLANO DE DEFESA

FRONTEIRAS. Ministro promete plano de defesa - Zero Hora, 28/04/2011

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, declarou ontem que o governo pretende criar um novo plano de defesa de fronteiras. Essa e outras medidas foram anunciadas ontem, em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Ele afirmou que atualmente há dois programas de policiamento das fronteiras: o Sentinela, cuja vigília ocorre com o auxílio de satélites, e o Policiamento Especializado de Fronteiras (Pefron). Segundo o ministro, a ideia inicial é unificar os dois programas em um só e aperfeiçoá-lo.

Cardozo declarou que os ministérios da Justiça e da Defesa deverão atuar juntos e de forma mais intensa na fronteira do país. O ministro, no entanto, não deu mais detalhes e informou apenas que as duas pastas discutem a questão.

Ele afirmou ainda que não houve redução da atuação da Polícia Federal nas fronteiras, e adiantou que vem negociando mais recursos com o Ministério do Planejamento.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Contra quem o Ministro pensa em fazer uma guerra para criar um "plano de defesa"?

O Brasil não precisa de defesa do país, mas de controle, fiscalização, monitoramento e policiamento permanente nas linhas de fronteiras contra o tráfico de drogas, armas, pessoas, animais e valores para a preservação da ordem pública e incolumidade das pessoas. Já se demonstrou ineficaz, inoperante, superficial e imediatista o modelo atual sustentado pelo projeto chamado "PEFRON" (um colcha semelhante à Força nacional de Segurança), por ações inopinadas da sacrificada Polícia Federal ou nas táticas militares empregadas pelas valorosas Forças Armadas.

É preciso sair do amadorismo e investir na profissionalização de uma Polícia Nacional de Fronteiras devidamente equipada, capacitada e fortalecida pelo adestramento e motivação de seus agentes, pelo apoio investigativo da Polícia federal e pela logística das Forças Armadas, com amparo em leis fortes e justiça próxima e coativa.

Por favor, Sr. Ministro. Vamos colocar esta energia a favor do profissionalismo, onde o espírito visionário consegue focar a realidade e idealizar projetos aplicáveis e sustentáveis por muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário